O caso começou depois da Epic Games implementar seu próprio método de pagamento no aplicativo, com isso, os gamers podem comprar os pacotes e expansões para o jogo direto pelo app do Fortnite, sem recorrer ao sistema de pagamentos da Apple.
No entanto, essa alteração não foi apenas para o jogo para iOS, e o aplicativo para Android também recebeu a mesma atualização.
Em declaração para o The Verge, a empresa alegou que a atitude da Epic violou suas diretrizes pré-estabelecidas pois burla a taxa de 30% cobrada em cima das transações.
Hoje, a Epic Games tomou a infeliz atitude de violar as diretrizes da App Store, que são impostas igualmente a todo desenvolvedor para manter o aplicativo seguro para os usuários. Como resultado, Fortnite foi removido da loja. A Epic lançou recursos que não foram aprovados pela Apple, e fizeram isso com a intenção de violar as nossas diretrizes em relação aos pagamentos.
A Epic Games anunciou em seu perfil oficial no Twitter que abriu uma ação judicial contra a Apple. De acordo com a Epic, a empresa da maçã está ameaçando encerrar a “conta de desenvolvedor” do estúdio no iOS e Mac.
Apple removed Fortnite from the App Store and has informed Epic that on Friday, August 28 Apple will terminate all our developer accounts and cut Epic off from iOS and Mac development tools. We are asking the court to stop this retaliation. Details here: https://t.co/3br1EHmyd8
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) August 17, 2020
“A Apple removeu Fortnite da App Store e acaba de informar para a Epic que nos removerá do iOS e Mac no dia 28 de agosto. Estamos pedindo no tribunal para que essa retaliação pare.”
Segundo o o documento da ação, a Epic alega que o encerramento da conta de desenvolvedor resultará em “danos irreparáveis”, além de prejudicar o motor gráfico Unreal Engine que alimenta diversos games de celular.
Leia mais sobre: Fortnite, Apple, Epic Games
Não esqueça de conferir outras notícias clicando aqui.