O engenheiro James Hobson, do canal The Hacksmith, criou um sabre de luz real, do tipo usado pelos Jedis no filme Star Wars, poderoso o suficiente para cortar uma porta de aço. Confira (em inglês):
Sobre o equipamento, o líder da equipe de engenheiros afirma que se trata do “primeiro sabre de luz retrátil baseado em plasma do mundo”. O impressionante sabre chega a uma temperatura de 2.200 ºC e tem um bico especial que faz com que ele fique quase igual ao sabre de luz mostrado no filme Star Wars.
A experiência só é possível graças ao gás propano líquido comprimido. Aquecido a altas temperaturas e em alta concentração, ele se torna um feixe circular de plasma brilhante, o que faz com que ele fique parecendo um sabre de luz.
Sendo capaz de enviar um fluxo laminar de gás propano líquido comprimido e também de oxigênio, que queima a uma temperatura, pasmem, de 2,2 mil graus Celsius. A queima, por sua vez, ocorre de forma concentrada através de bicos laminares utilizados pelos construtores de forma que permite o escape de um fluxo extremamente concentrado de gás, formando um feixe de plasma. Esses bicos são os mesmos utilizados na indústria para soprar o vidro incandescente e custam algo em torno de US$ 4 mil cada.
O segundo item do sabre de luz, a energia, precisaria de uma usina nuclear para ser como a que vemos nos filmes, segundo Hobson. Na falta de uma usina disponível, a galera do Hacksmith adaptou uma mochila personalizada para servir de fonte, com um circuito que controla o fluxo de gás.
Com a adição de alguns sais, este feixe pode mudar de cor, como amarelo, verde e vermelho. Os dois últimos, conhecidos sabres dos Jedi e Sith. A criação aconteceu depois de quatro anos de trabalho dos engenheiros que fizeram outras tentativas até que conseguissem criar uma versão que pudesse se retrair e se estender como as armas que aparecem na ficção.
Leia mais sobre: Star Wars
Não esqueça de conferir outras notícias clicando aqui.