Engenheiros realocaram um prédio inteiro de 7,6 mil toneladas, onde funciona uma escola em Xangai, na China, para outro lugar, fazendo a construção “caminhar” pelas ruas até sua nova localização. Confira:
Com pernas robóticas instaladas na base do edifício, os trabalhadores foram capazes de movê-lo por 60 metros, para abrir espaço para a construção de um novo centro comercial na cidade. O processo aconteceu entre setembro e outubro, e foi concluído em 18 dias.
O prédio pertence a uma escola primária e foi construído em 1935. Para evitar a demolição de uma estrutura tão antiga na cidade, as autoridades locais decidiram movê-lo apenas um pouco, mas o suficiente para dar espaço ao moderno centro comercial, que deve ficar pronto em 2023.
Os engenheiros decidiram usar 200 pernas robóticas e aplicar uma técnica semelhante a uma caminhada. Por isso o prédio se movimentou de forma tão lenta, “caminhando” por 60 metros em 18 dias. Os engenheiros tiveram de observar passo a passo para saber se todas as pernas seguiram a programação de levantarem (ou baixarem) ao mesmo tempo e na mesma altura.
Embora essa não tenha sido a primeira realocação de prédios na China, foi a primeira com uso de pernas robóticas. Agora em seu novo endereço, a escola primária passará por uma renovação.
Leia mais sobre: China, Robótica
Não esqueça de conferir outras notícias clicando aqui.