Conheça o verdadeiro Kratos da mitologia grega

Quem é o verdadeiro Kratos da mitologia grega?

God of War é uma das franquias mais vendidas no mundo, inspirado nas mitologias grega e nórdica, Kratos, também é conhecido como Fantasma de Esparta. Mas e o Cratos que realmente existiu dentro da Mitologia Grega, você conhece sua história?

Afinal, quem foi o verdadeiro Kratos da história?

Kratos realmente existiu na mitologia grega, as diferenças começam pelos os nomes, já que o Cratos da mitologia é escrito com C ao invés de K como nos games. O Cratos, também não é um semideus, e nem é filho de Zeus, na história grega ele é conhecido por ser um titã e a personificação do poder, filho de Palas e Estige, sendo irmão da deusa grega da vitória, Nike, e, sim, é daí que vem o nome da marca, a da fúria, Bia, e de Zelos, o da rivalidade. Ele e seus irmãos são as forças aladas de Zeus.

Todos eles foram os primeiros a ficar do lado de Zeus para defender o monte Olimpo do monstro Tífon, quando este resolveu atacar o monto Olimpo e acabar com os deuses. Cratos era muito poderoso e um dos defensores de Zeus, nos games ele é retratado como um carrasco, e matador de Deuses, mas na mitologia grega real, ele é um servo leal de Zeus.

Cratos na Mitologia Grega

Nas histórias em que Cratos aparece ele é descrito como uma divindade brutal e implacável, nas lutas em que ele participa é violento até demais. Bem parecido com o Kratos que vemos nos games. Após a grande guerra Cratos e seus irmãos assumem posições de prestígio ao lado de Zeus.

O Cratos seria o substituto de Ares como Deus da Guerra, o Zeus queria substituir o Ares por ser muito arrogante e prepotente, no entanto, quando o Ares ficou sabendo, aprisionou Cratos no tártaro, e foi dessa história que os criadores se inspiraram para desenvolver o primeiro game da franquia God of War, que seguiram uma cronologia própria e bastante diferente da tradição grega.

Bom, a esta altura acredito que já devem ter notado que a história de Cratos é um pouco diferente da dos games, não é mesmo?



O fantasma de Esparta

Na história dos games, o Kratos é um semideus, e filho de Zeus com a mortal Calisto, nasceu em Esparta e cresce sem saber quem é seu pai, durante grande parte de sua vida, Kratos luta incansavelmente para entrar no exército de Esparta. Com o passar dos anos, Kratos finalmente consegue ingressar no exército espartano, tornando-se capitão.

Durante a campanha contra uma horda de bárbaros, o Kratos é encurralado e estava prestes a ser morto. Então, pede ajuda a Ares, que o transforma em seu servo na Terra. Porém, a partir daquele momento, estava acorrentado às Lâminas do Caos que lhe davam poder ao mesmo tempo que eram o símbolo de sua servidão. Kratos serviu Ares com devoção, matando centenas em nome do olimpiano.

Ao atacar uma vila, em um ataque de raiva Kratos mata por engano sua própria esposa e filha, colocadas lá como uma estratégia de Ares para acabar com qualquer ligação de Kratos com o mundo e, assim, torná-lo o soldado perfeito. Kratos passou a ser conhecido como O Fantasma de Esparta, onde sua pele se apresentava totalmente pálida.

Mais tarde, o Kratos vinga a morte de sua família e se torna o deus da guerra após matar Ares. A partir daí, Kratos inicia uma jornada de vingança contra o próprio Zeus. Ele é ajudado por Gaia e Athenas, mas logo é traído novamente. No fim, a sua busca por vingança fez Kratos assassinar quase todas as divindades do Olimpo, desde deuses, titãs, monstros e heróis como Hércules, Teseu, Perseu, e por aí vai.



God of War: Ragnarok

É importante destacar que o Kratos acaba deixando o panteão grego e agora ingressa na mitologia nórdica como vimos em God of War de 2018, e agora mais recente God of War: Ragnarök.

Atualmente o Kratos dos games é muito mais popular do que o Cratos da mitologia, principalmente devido ao sucesso de God Of War, mas poucas pessoas sabiam da existência do Cratos que inspirou o personagem do game.

Não deixe de conferir:

Leia mais sobre: God of War

Não esqueça de conferir outras notícias clicando aqui.

Links Relacionados:

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião! Em seguida, se inscreva no canal da Sociedade Nerd no Youtube e visite as nossas páginas no FacebookTwitter e Instagram !