Confira os melhores filmes e séries sobre esportes nos últimos 20 anos.
O esporte é um tema constante no cinema mundial, com diversas produções anualmente que trazem como plano de fundo alguma modalidade. Em muitos casos, os esportes são apenas parte integrante de uma história muito mais profunda, incluindo alguns contornos psicológicos e sociais.
Listamos abaixo alguns dos melhores filmes esportivos dos últimos 20 anos que são uma ótima pedida não apenas para quem gosta de esportes, mas para qualquer um que aprecia bons roteiros e atuações de cair o queixo.
The Last Dance – A Última Dança
Começando a lista com um documentário lançado há pouco tempo (2020), que ainda está fresco na memória dos fãs de esporte – especialmente o basquete. O filme da Netflix aborda a ascensão meteórica do Chicago Bulls nos anos 90 sob o comando do astro Michael Jordan, com enfoque na temporada 1997-98, a última do melhor jogador de todos os tempos com a camisa dos Bulls. Com imagens inéditas, The Last Dance é um convite para conhecer os bastidores do basquete profissional e mergulhar na história de um dos grandes atletas (e times) da história.
Coach Carter – Treino para a Vida
Para quem gosta de basquete, uma outra opção é este filme dirigido por Thomas Carter e estrelado por Samuel L. Jackson, que dá vida ao treinador juvenil de basquete Ken Carter. Incomodado com o desempenho escolar ruim de seus atletas, ele decide interromper as atividades e deixa o time fora do campeonato local, enfrentando muita resistência da comunidade local. Porém, o ideal de Carter é promover uma transformação na vida dos jovens atletas. O filme é baseado em fatos reais.
Um sonho possível
Outro filme que traz uma história real é Um Sonho Possível, lançado em 2009. O longa conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um garoto negro de infância pobre e bastante conturbada que vê no futebol americano uma oportunidade de transformar sua vida. Para isso, ele conta com a ajuda de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), que acaba se tornando sua guardiã legal e sua principal incentivadora na carreira como jogador. Oher chegou a jogar na NFL, a maior liga de futebol americano do mundo, e foi campeão do Super Bowl com o Baltimore Ravens em 2013, além de ter disputado outro com o Carolina Panthers três anos depois.
Rush – No Limite da Emoção
A rivalidade à flor da pele entre os pilotos James Hunt e Niki Lauda na Fórmula 1 é o plano de fundo para esse que é um dos melhores filmes de esportes dos últimos anos. Dirigido por Ron Howard, Rush foi lançado na Netflix em 2013 e traz os bastidores da categoria mais importante do automobilismo sob a ótica de dois de seus maiores competidores. O longa foca na temporada 1976, vencida por Hunt (Chris Hemsworth), mas que acabou marcada por um trágico acidente que quase tirou a vida de Lauda (Daniel Brühl) e marcou seu rosto para sempre.
Bem-vindo ao Jogo
Entrando no universo dos chamados esportes da mente, uma das modalidades que mais cresce em popularidade é o poker, que é figura carimbada nos cinemas praticamente todos os anos. Estrelado por Eric Bana, Bem-Vindo ao Jogo é considerado um dos melhores filmes de poker de todos os tempos. O longa retrata muito bem o cenário competitivo do esporte da mente, inclusive contando com alguns jogadores profissionais no elenco, como Doyle Brunson, John Juanda e Phil Hellmuth. Bana dá vida a Huck Cheever, um talentoso competidor que tenta sucesso nos torneios de Las Vegas ao mesmo tempo que precisa lidar com a pressão do pai (Robert Duvall) e com um novo relacionamento amoroso com Billie Offer (Drew Barrimore).
O Gambito da Rainha
Outro esporte da mente bastante popular é o xadrez. Embora a oferta de filmes seja muito menor que a do poker, a Netflix acertou em cheio ao produzir a série O Gambito da Rainha, lançada em 2020. Dividia em 7 episódios, conta a história da talentosa jogadora Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), que conhece a modalidade ainda criança, em um orfanato, e acaba se tornando campeã mundial. No entanto, ela também precisa superar o obstáculo do alcoolismo que compromete muito sua carreira.
Menina de Ouro
Um dos mais aclamados filmes de boxe de todos os tempos não poderia ficar fora da lista. Lançado em 2005, Menina de Ouro traz Hillary Swank no papel da lutadora Maggie Fitzgerald, que deseja seguir uma carreira do boxe e implora pela ajuda do treinador Frankie Dunn (Clint Eastwood). Convivendo com seus próprios problemas familiares com a filha, Dunn é relutante no início, mas acaba aceitando treinar Maggie, que também tem uma série de problemas familiares. Ela rapidamente se torna uma estrela da “nobre arte”. O longa levou quatro estatuetas do Oscar: melhor filme, melhor atriz (Hillary Swank), melhor diretor (Clint Eastwood) e melhor ator coadjuvante (Morgan Freeman).
Invictus
Menina de Ouro não foi a única dobradinha de Clint Eastwood e Morgan Freeman no mundo dos esportes. Os dois também estiveram juntos em Invictus, com o primeiro como diretor e o segundo no papel de ninguém menos que Nelson Mandela. O filme aborda o contexto do combate racial na África do Sul, que teve o Rugby como um dos grandes propulsores ao unir jogadores brancos e negros na seleção nacional. O longa também conta com Matt Damon interpretando François Pienaar, um dos maiores atletas do país.