Confira um guia de leitura dos livros de Duna.
A saga Duna, criada pelo renomado autor Frank Herbert, é uma jornada épica que se desenrola em um universo complexo e fascinante. Para os leitores que desejam explorar esse mundo repleto de intrigas políticas, profecias e aventuras, entender a ordem correta de leitura é essencial. Prepare-se para embarcar em uma viagem através das areias de Arrakis, onde a especiaria melange molda o destino de impérios e heróis!
Qual a ordem de leitura de Duna?
Duna
Sinopse: Uma estonteante mistura de aventura e misticismo, ecologia e política, este romance ganhador dos prêmios Hugo e Nebula deu início a uma das mais épicas histórias de toda a ficção científica. Duna é um triunfo da imaginação, que influenciará a literatura para sempre.Esta edição inédita, com introdução de Neil Gaiman, apresenta ao leitor o universo fantástico criado por Herbert e que será adaptado ao cinema por Denis Villeneuve, diretor de A chegada e de Blade Runner 2049.
Messias de Duna
Sinopse: Doze anos se passaram desde que Paul Atreides ascendeu ao trono e acumulou os títulos de imperador e messias. Líder do maior império que a humanidade já viu, Paul está terrivelmente consciente do peso de suas decisões. Arrakis tornou-se o centro do Imperium, de onde os fremen se propagaram a fim de levar sua filosofia e forma de governar aos planetas por eles conquistados. Os inevitáveis conflitos gerados por essa expansão fazem importantes facções contrárias ao imperador reunirem forças para detê-lo. Uma grande disputa está prestes a ter início nos bastidores do poder, e apenas Muad’Dib pode decidir o destino de todos.
Filhos de Duna
Sinopse: O Imperium vive um interregno após Paul Atreides abdicar de seu título de imperador e entregar-se ao deserto. Sua irmã, Alia, ascende ao poder como regente enquanto os filhos de Muad’Dib não são capazes de assumir o Trono do Leão. Herdeiros não só do poder político e econômico de seu pai, os gêmeos também carregam em suas veias toda a carga genética manipulada por séculos pela Irmandade Bene Gesserit. Mas a hegemonia dos Atreides está ameaçada.
Imperador Deus de Duna
Sinopse: Milênios se passaram em Arrakis desde os eventos narrados em Duna, e o planeta, que antes era desértico, agora está verdejante e vigoroso. O Imperador Deus de Duna, que garantiu uma paz forçada em todos os planetas, consegue entender o futuro, e sabe, com uma terrível certeza, que sua raça será extinta a menos que ele crie novas qualidades para a espécie. As regras do Imperador não são benevolentes. Sua transformação não deixou apenas sua aparência desumana, mas também seu senso de moral. Nasce então uma rebelião para se opor ao déspota, liderada por Siona, da família Atreides.
Hereges de Duna
Sinopse: Mais de mil anos após a liderança do Imperador Deus Leto II, o planeta Rakis está em ruínas. Do deserto ao verde fértil e de volta à aridez, o mundo completou um ciclo e foi abandonado por milhões de habitantes, que por milênios tiveram suas ambições destruídas. Agora, o povo da Dispersão está retornando dos lugares mais distantes do universo, dividido em facções que buscam poder sobre o que restou do Império. Em meio a essas mudanças, as Bene Gesserit encontram uma garota chamada Sheeana, que possui as habilidades dos Fremen. Essa garota, que causa furor religioso e pode realizar uma antiga profecia, tem o potencial de ser uma peça-chave para o destino da humanidade.
Herdeiras de Duna
Sinopse: Após a ação arrasadora de um misterioso culto matriarcal, a ordem Bene Gesserit se vê quase dizimada, o que representa uma terrível ameaça aos valores do Antigo Império. A fim de se defender, a Irmandade recua para o planeta de Casa Capitular, seu reduto mais oculto, levando consigo os segredos dos vermes da areia e da produção de mélange. E é a partir desse mundo misterioso que elas organizam sua resistência, suas ações e a restauração de seus planos, iniciados nos longínquos tempos de Duna. Último livro escrito por Frank Herbert, As Herdeiras de Duna fecha maravilhosamente a série original. Seu enredo empolgante, aliado ao rico universo histórico, filosófico e religioso da saga, confirma ainda mais a Série Duna como uma das jornadas mais extraordinárias da ficção científica mundial.
Qual é a história de Duna?
A história se desenrola no planeta Arrakis, também conhecido como Duna. Este planeta desértico é nativo de uma raça humana chamada Fremen e é habitado por gigantes vermes da areia. Arrakis é a única fonte da especiaria melange, um recurso raro e altamente valioso. A especiaria tem propriedades geriátricas e é essencial para o comércio e o desenvolvimento tecnológico.
O jovem Paul Atreides, cuja família passa a administrar Arrakis, torna-se o centro da trama. Enquanto os Atreides enfrentam uma conspiração da família rival Harkonnen, o destino de Duna está em jogo. Paul pode estar no centro de uma profecia antiga que ele ainda não compreende. O filme Duna, dirigido por Denis Villeneuve, adapta essa história épica e conta com um elenco estelar, incluindo Zendaya e Timothée Chalamet.
Leia mais sobre: Duna
Não esqueça de conferir outras notícias clicando aqui.
Links Relacionados:
- Os 10 melhores livros de fantasia
- Os 10 melhores filmes de ficção científica para assistir agora
- Ordem cronológica dos filmes Matrix
Você sabia que a Sociedade Nerd está no YouTube , Facebook , Instagram , Telegram , TikTok , Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.