Ordem dos livros Dungeons & Dragons (D&D)

Confira um guia de leitura dos livros de Dungeons & Dragons (D&D).

Navegar pelo vasto universo de Dungeons & Dragons (D&D) pode ser uma aventura tão épica quanto uma campanha de RPG. Com uma rica tapeçaria de histórias, mundos e personagens, os livros de D&D expandem o universo do jogo para além das mesas de jogo, oferecendo aos leitores tramas envolventes que complementam e enriquecem a experiência de quem já é fã do jogo. Mas com tantos livros disponíveis, a pergunta inevitável surge: por onde começar? Este artigo vai guiar você pela ordem cronológica dos principais livros de Dungeons & Dragons, garantindo que você aproveite ao máximo cada história e descubra o melhor caminho para explorar esse universo fascinante.

Qual a ordem de Dungeons and Dragons?

Player’s Handbook: Livro do Jogador

O Player’s Handbook é o guia essencial para todos os jogadores de Dungeons & Dragons. Nele, você encontra as regras básicas para criar e desenvolver personagens, além de uma ampla variedade de raças, classes, habilidades e feitiços. Este livro é fundamental para quem deseja explorar o universo de D&D como um herói em suas aventuras.

Monster Manual: Livro dos Monstros

O Monster Manual é uma rica coleção de criaturas que os Mestres podem usar para desafiar seus jogadores. Com descrições detalhadas e ilustrações impressionantes, o livro apresenta desde monstros clássicos, como dragões e trolls, até criaturas únicas e aterrorizantes. É uma ferramenta indispensável para tornar as aventuras mais emocionantes e perigosas.

Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre

O Dungeon Master’s Guide é o recurso definitivo para os Mestres de Jogo. Ele oferece conselhos, ferramentas e regras opcionais para ajudar a criar aventuras memoráveis. Além disso, o livro inclui informações sobre como construir mundos, projetar masmorras e criar encontros equilibrados. É essencial para qualquer pessoa que deseja conduzir suas próprias campanhas de D&D.

Kits Introdutórios de Dungeons & Dragons em Português

Starter Set: Kit Introdutório (Indisponível em Português)

O Starter Set é o ponto de partida perfeito para novos jogadores. Ele contém uma aventura pré-preparada, regras simplificadas e personagens prontos, permitindo que qualquer pessoa comece a jogar rapidamente. Este kit é ideal para quem nunca jogou Dungeons & Dragons antes, mas deseja experimentar o jogo sem se comprometer com a leitura de manuais extensos.

Kit Essencial

O Kit Essencial vai além do Starter Set, oferecendo uma experiência mais completa para iniciantes. Ele inclui uma nova aventura, além de regras expandidas e ferramentas que permitem que os jogadores criem seus próprios personagens. Este kit é ideal para quem já experimentou o jogo e quer continuar a explorar o mundo de D&D.

Kit Introdutório: Dragões da Ilha da Tempestade

Este kit introduz uma nova aventura situada na misteriosa Ilha da Tempestade. Com regras simplificadas e tudo o que você precisa para começar a jogar, o Kit Introdutório: Dragões da Ilha da Tempestade é uma excelente opção para novos jogadores ou grupos que procuram uma experiência rápida e acessível.

Expansões de Regras de Dungeons & Dragons em Português

Guia de Xanathar Sobre Todas as Coisas

Este guia é uma das primeiras grandes expansões de regras para D&D 5ª Edição. Ele oferece novas opções para jogadores e Mestres, incluindo subclasses, magias, talentos e ferramentas úteis para enriquecer o jogo. O livro também apresenta o olhar peculiar do observador Xanathar sobre o mundo de D&D, com comentários engraçados e insights únicos.

O Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha

O Caldeirão de Tasha expande ainda mais as opções de personalização para personagens, introduzindo novas regras de criação, itens mágicos, e uma variedade de subclasses e feitiços. Além disso, o livro oferece conselhos e diretrizes para Mestres, com um enfoque em como adaptar e modificar as regras para atender às necessidades específicas de cada campanha.

Mordenkainen Apresenta: Monstros do Multiverso

Este livro reúne e expande as criaturas e raças de D&D com uma abordagem multiversal. Ele oferece uma vasta gama de monstros revisados e novas opções de raças jogáveis, todas atualizadas para a 5ª Edição. Monstros do Multiverso é uma adição essencial para aqueles que querem explorar a diversidade das criaturas no multiverso de D&D.

Cenários de Campanha de Dungeons & Dragons em Português

Guia do Aventureiro para a Costa da Espada

Este guia é um recurso detalhado para o cenário da Costa da Espada, uma das regiões mais icônicas dos Reinos Esquecidos. Ele inclui informações sobre a geografia, política, e culturas da região, além de ganchos de aventura, organizações e personagens que podem ser usados em suas campanhas.

Eberron: Das Cinzas da Última Guerra

O cenário de Eberron é um mundo onde a magia é comum e os conflitos recentes moldaram o destino das nações. Este livro oferece uma visão abrangente sobre o cenário, incluindo novas raças, classes, e mecânicas exclusivas para aventuras que acontecem neste mundo de intriga e aventura pós-guerra.

Guia de Van Richten para Ravenloft

Ravenloft é o cenário definitivo de horror gótico em D&D, e o Guia de Van Richten oferece uma expansão completa sobre as terras sombrias do Domínio do Medo. Com novas regras para campanhas de terror, além de informações sobre os poderosos Lordes Sombrios, este guia é perfeito para Mestres que desejam adicionar uma atmosfera de medo e suspense às suas aventuras.

Aventuras de Dungeons & Dragons em Português

Baldur’s Gate: Descida ao Avernus

Esta aventura leva os jogadores das ruas de Baldur’s Gate aos planos infernais de Avernus. É uma história épica de combate contra forças demoníacas e a luta pela alma de uma cidade condenada. Descida ao Avernus é ideal para jogadores que buscam uma campanha com desafios emocionantes e um enredo sombrio.

A Maldição de Strahd

A Maldição de Strahd é uma das aventuras mais celebradas de D&D, onde os jogadores enfrentam o vampiro Strahd von Zarovich no reino de Baróvia. Com uma atmosfera de terror gótico e um vilão memorável, esta campanha desafia os jogadores a sobreviverem aos horrores de um mundo dominado por um poder maligno.

Maravilhas Além do Luz de Bruxa: Uma Aventura em Faéria

Esta aventura transporta os jogadores para o mundo encantado de Faéria, cheio de criaturas mágicas, maravilhas e mistérios. Maravilhas Além do Luz de Bruxa combina elementos de fantasia clássica com uma narrativa encantadora, proporcionando uma experiência única e envolvente para jogadores de todos os níveis.

Quais os livros necessários para jogar D&D?

Para começar a jogar Dungeons & Dragons (D&D), especialmente na 5ª Edição, há alguns livros essenciais que fornecem as regras básicas e conteúdo necessário para mestres e jogadores. Aqui estão os livros principais que você precisará:

  • Player’s Handbook (Livro do Jogador)
  • Dungeon Master’s Guide (Livro do Mestre)
  • Monster Manual (Livro dos Monstros)
  • Starter Set ou Kit Essencial

Esses são os livros e recursos fundamentais para começar a jogar Dungeons & Dragons (D&D). Com eles, tanto jogadores quanto Mestres podem mergulhar no universo rico e imersivo que o jogo oferece. Além dos livros, o universo de Dungeons & Dragons também se estende para outras mídias, como filmes e séries, que capturam a essência e a magia do jogo.

Leia mais sobre: Dungeons and Dragons

Não esqueça de conferir outras notícias clicando aqui.

Links Relacionados:

Você sabia que a Sociedade Nerd está no YouTubeFacebookInstagramTelegram e TikTok? Siga-nos por lá.